quinta-feira, 11 de março de 2010

[41]sweet 18th century

.hello!
Faz muito tempo que não posto, não? estou cada vez mais relapsa, N-
eu já havia programado esse post na semana passada mais ai tivemos contratempos, e eu queri poder tirar uma foto que planejei mas não dava, enfim, depois logo chegou a minha semi- semana, e não tive nem muito tempo de resspirar, tenho tantas coisas a fazer, que bem estou tentando tirar animo de algum lugar para começar meus 100 desenhos de ilustração (são 100 mesmo podem acreditar), minhas estampas no PS, os inumeros livros para o inter, e o começo do artigo cientifico, enfim começou a loucura.Mas agora já dividi e planejei tudo para até sabado fazer alguns posts, ainda que QUASE ninguem leia isso eu gosto de documentar certas coisas e idéias que nnão tenho tempo de fazer algo maior, e queria muito mesmo levar isso a serio e faze-lo dar certo, mas por enquanto me conformo com apenas postar e behappy. Q-
enfim hoje decidi enfim fazer o post sobre a época que eu mais AMO da história
Século XVIII

A época do bem viver.Sou extremamente apaixonada por esse século, em relação basicamente a TUDO. O que eram aquelas roupas? tá certo que as mulheres deviam sofrer bastante com aqueles imensos vestidos, mas modestia parte eram MARAVILHOSOS, não? aquela profusão de laços e tecidos delicados, os fixus, rendas, meias, sapatos, mangas, sedas, chapéus enfim, me acabo, e a parte que mais me fascina -isso já pertence mais ao final do século- os grandes penteados sou completamente apaixonada por aqueles grande cabelos, é uma referencia que me persegue, pois desde o primeiro semestre da Uni, minha professora de desenho dizia que as meus croquis eram cabeludos, mas naquela época era uma coisa mais 'inconsciente'.Porem agora tenho total consciencia e amo muito toda a construção visual desse século.
Bem aqui um trechinho de um livro que eu amo -para começar-, do James Laver - A roupa e a Moda, onde ele coloca uma descrição de George Colmam (1770):


"Um topete altissimo, puxado a partir da raiz dos cabelos e esticado sobre uma almofada no alto da cabeça, formava o centro da construção, fileiras de cachos dos lados. um chinó dependurado atrás defendia seu occipício como um contraforte, e toda a estrutura era mantida no lugar e à prova d'água por um grande numero de longos alfinetes simples e duplos (grampos)"

agora imaginem-se naquela época, não lhe pareceria encantador?, a mim sim, completamente.
é certo que a mulheres demoravam oras em seus quartos enquando se 'montavam' para sair e passear por versalles, as vezes faziam até memso tres trocas de roupa por dia para cada 'evendo' do dia.Ainda no primeiro semetsre -do ano passado- lembro que era apaixonada por rocóco, em história da arte quando conheci as pinturas e tudo mais, me fascinei, era algo como sonho, magia.E meu quadro favorito era - na verdade ainda é- O balanço de Frafonard.Então no segundo semestre ao ter história da moda, descobri o realmente representava o rococó, a cultura de alcova, onde a arte era superficial assim como a moda, cada elemento era proposital, tudo fazia parte da 'sedução'. Tons pasteis cores quente delicadas.Moda e politica de mãos dadas. A época da Tatilidade, docilidade falsa inocencia, sedução.O corpo sendo ultilizado para se chamar a atenção, fazendo-se assim uso do exagero.
E então a professora explicou cada elemento do meu quadro favorito -o balanço-


o que acada cor representava, o sapatinha qe antes parecia-me acidentalmente voar, mas na verdade era propositalmente, as meias aparecendo - o que na época podia significar muito- toda uma trama da mocinha com o senhor que está case escura depois do balando, para seduzir o que estava sentado, enfim um monte de coisa, e no final me via cada vez mais apaixonada.
DEpois me dei conta que a maioria dos meus filmes favoritos, tinha a ver com o século 18.

Marie Antoinette - Maria Antonieta

não preciso nem mesmoc mentar não?
o propiofilme fala por si, SIMPLESMENTE ENCANTADOR
já perdi as contas de quantas vezes o vi, adoro olhas para cada detalhe,
filme que ganhou oscar de melhor figurino em 2006, não é para menos não?
simplesmente perfeito.e me faz sempre viajar.Também amo ver o Making Of ♥

Dangerous Liaisons - Ligações perigosas

filme retrata MUITO bem toda essa 'construção' das pessoas na época principalmente dos homens que demoravam quase o mesmo as vezes que as mulheres.Filme que ganhou 3 oscar em 1988, e retrata também muito bem essa cultura de alcova,o figurino de fazer suspirar também, enfim um dos meus amores favoritos ♥

The Dutchess - A Duquesa

filme atualisssimo com a fofissima Keira Knightley, vencedor do oscar melhor figurinono ano pasaado, não era para menos também naõ? o figurino tinha elementos completamente dieis ao periodo.Ainda apesentando a duquesa mais 'influente' em moda na inglaterra (achei uma 'materia bem legal,
aqui) .

bem esse são meu amores, tem Jane Austen P&P também, mas que já pertence ao final do século e já traz os falores do seculo 19 (: mas que eu amo de paixão também.

enfim tem como não se apaixonar por esse séculos, apesar dos pesares? HAHA-
sou fã de carteirinha e acredito que a uma outra vida estive nesse século HAHA-


momento beea tentando fazer um make do século Q-
eu tinha imaginado isso, queria poder fazer um cabelo grande, como tanto amo, mas isso está um pouco além de mim no momento Q-

e para acabar, eu e meus amores ♥ só me falta The dutchess agora *-*










/b.m


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...