segunda-feira, 9 de julho de 2012

DIY ~ molduras de papel

 Bom aqui uma nova categoria do meu blog, o DIY, relevem o fato de que eu nunca fiz isso antes ok? então se vocês não entenderem muito me digam!

Esse primeiro é uma alternativa para você aproveitar papel e papelão usado para fazer molduras, que podem ser um pouco complicados no início, mas eu gosto bastante do resultado.


A um tempo atras (muito tempo digamos) eu queria molduras simples, bonitinhas e brancas e como não achei decidi fazer-las, depois de pirar muito pensando em como deixar o papelão mais durinho tive a ideia de tentar com papel, e para não desperdiçar eu usei uns papeis que vivem jogados pelo meu quarto de rascunho, erros e tudo mais e então voilá....

 DIY - molduras de papel
 *Usei o aplicativo LemeCamera, para as fotos!

Você vai precisar de papelão, papel usado, tesoura, cola (bastão e liquida), estilete e fita (se quiser).


 Primeiro corte um molde (pode ser em sulfite, do tamanho e formato que vc quiser, aqui no caso eu fiz oval) > depois você risca o molde no papelão com o formato, todos do mesmo tamanho, ou de tamanhos diferentes se você quiser < então recorta.



Após isso vc marca os centimetros que você que qer de largura na sua moldura, eu aqui coloquei 2 cm (porque depois ele fica mais grosso) e então faz em volta do circulo todo > então recorte com o estilete > depois você pega o papel (usado de preferencia) e corta ele em tiras (isso para o caso da sua moldura for oval/redonda, caso ela seja reta, o procedimento é outro, que mostrarei mais a frente).

Agora chegou a hora de começar a fazer as tiras, eu coloquei a cola em um potinho e dilui um pouco com agua para ficar mais facil de trabalhar, e usei um pincel para passar a cola nas tiras > depois vc vai enrolando as tiras em volta da moldura, apeertando com delicadeza para não rasgar o papel > vc deve fazer isso varias vaezes passando tiras sobre tiras por toda a moldura (se quiser você pode passar uma volta de fita, eu fazia isso no inicio mas não há muita necessidade, pois depois bque a cola seca ele fica bem firme)


 Então quando ela estiver grossa o bastante (você decide se ela vai ficar mais grossa ou mais fina, leve em consideração que no acabamento ela vai ganhar mais duas camadas de papel) então chegou a hora de fazer o acabamento > Você pode escolher o papel que quiser (os mais leves/finos são mais fáceis de trabalhar, mas no meu caso eu usei uma sulfite de 90 m/g² que é um pouco mais grossa que o normal) então você pega a cola bastão e passa de um lado da moldura e cola ela na folha> depois você recorta em volta deixando alguns centimetros e no centro também.



 depois você vai fazer pequenos cortes em toda a volta (clique na imagem para ver maior) > após cortar toda a volta e na parte de dentro também, você vai passando cola e colando (as vezes eles ficarão uns em cima do outro, não tem importancia) e aperte bastante para não ficar com ponta > e vc faz isso em tudo, entao pega outro papel e faz do outro lado, no final o parte de trás, vai ficar feinha e então você pode pegar outra folha e fazer marcação com  a moldura e recorta diminuindo um pouquinho as laterais e então cola atras.

E o resultado eu mostro no proximo poste!

~~*~~

A outra opção é o molde mais reto e mais facil de fazer:

Você recorta um quadrado ou retangulo, e ja faz a marcação da largura damoldura (como no outro) > recorta o meio com estilete> depois vc cola a moldura em um papel mais o menos do tamanho dela.


então vc recorta o meio e as pontas em diagonal> depois vc vira e cola os dois lados na moldura, e vai fazendo isso varias vezes até achar suficiente para você e não se esqueça de colocar a ultima folha usando a cola bastão e usando o papel que você quiser, e assim você terá sua moldura.


 aqui um exemplo de uma dessas quadradas que eu fiz branca e depois pintei com canetinha.

e aqui um dos primeiro quadrinhos do meu quarto, que antes eram brancos e depois quando 'reformei' meu quarto encapei eles com jornal.

Bom é isso espero que vocês gostem, naõ é algo oh! que demais! mas é uma alternativa legal pra quem está disposto nessas férias! No proximo poste, eu colocarei o resultado das minhas molduras ovais (:

Obrigada pela visita! beijos :*

@beeamoreira

4 comentários:

  1. Adorei a ideia Beea *.*

    Simples e criativo ♥

    ResponderExcluir
  2. Adoro reciclar e esse post me ajudou muito!
    Vou fazer algumas!

    beijos, beea <3

    ResponderExcluir
  3. BEEEEEEEEA, adorei o tutorial. Muito criativo. Parabéns ;D

    Um grande beijo e até mais.

    MEU BLOG: http://stefanyeponto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que ideia legal *.* Gostei mt, reciclar é ótimo ;3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...